Mboy comprida_+clara.tif

Saiba mais...

Público Alvo

Professores e alunos – do ensino infantil ao médio, incluindo EJA -, tanto da rede pública quanto da rede particular de ensino.

Metodologia

1. Formação: Curso Encontro Pedagógico de Formação (EPF) para professores com duração de 12 horas, divididos em três sábados. O curso acontece no Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (Embu das Artes) e no Museu Anchieta – Pateo do Collegio (São Paulo). Os temas dos encontros são:

• Visita ao Museu Anchieta – Pateo do Collegio – A história de São Paulo e seu acervo;

• Visita ao MASJ – A história de Embu das Artes e o seu acervo;

2. Arte e Cotidiano – Arte Sacra, Barroco, Arquitetura, Mobiliário e Música;

3. Patrimônio, Museu, Educação e Mediação Cultural;

4. ANTES DA VISITA: Preparação dos alunos pelo professor em sala de aula.

5. VISITA: Visitação dos alunos ao MASJ com 2 horas de duração em média. A visita é mediada por nossos educadores e seguida de uma ação educativa que será desenvolvida e aplicada de acordo com o projeto do professor. O atendimento acontece de terça a domingo das 9h00 às 17h00, para todas as faixas etárias. É necessário o envio de projeto, de acordo com o modelo.

6. PÓS-VISITA: O professor retoma com os alunos em sala de aula os aspectos apreendidos na visita ao museu. Após o encerramento do projeto junto aos alunos, o professor deverá elaborar um portfólio documentando todas as etapas desenvolvidas. O portfólio deverá ser desenvolvido de acordo com o modelo.

7. AVALIAÇÃO: Encontro de professores para o fechamento do projeto compartilhando os resultados e suas avaliações.

Contrapartidas

As contrapartidas oferecidas pelo museu para fomentar a adesão ao projeto são:

• Não cobrança de ingressos e taxas dos alunos oriundos da rede pública de ensino em nenhuma etapa do projeto;

• Não cobrança de ingressos e taxas dos professores, em nenhuma etapa do projeto;

• Oferecimento de auxílios didáticos e pedagógicos aos professores participantes;

• Distribuição gratuita aos professores de um exemplar do livro Descobrindo Embu no Museu: Guia Temático do Professor;

• Certificado de 12 horas aos profissionais que participarem do Encontro Pedagógico de Formação (EPF);

• Certificado de 40 horas aos profissionais que participarem do projeto e realizarem todas as etapas.

Custo

• Cobrança de ingresso dos alunos oriundos da rede privada de ensino, que pagarão a meia-entrada do valor do ingresso que estiver sendo praticado no museu no dia da visita.

Maiores dúvidas, entre em contato através do e-mail masj@pateodocollegio.com.br