Acervo

Nosso acervo foi constituído a partir de coleções particulares pertencentes a padres residentes na comunidade do Pateo do Collegio, de doações feitas por associações e entidades que funcionaram nesse mesmo espaço e de livros e documentos adquiridos para subsidiar os estudos sobre a causa da canonização de Anchieta.

No ano de 2000, foram integrados, por doação do Colégio São Luís, 3.652 títulos, além do acervo particular do P. Helio Abranches Viotti, SJ eminente historiador da Companhia de Jesus. O Colégio Santo Inácio, do Rio de Janeiro, doou aproximadamente 3.000 livros em maio de 2002. Entre eles encontram-se raridades, como a primeira biografia de Antonio Vieira, escrita pelo P. André de Barros, em 1746.

DSC01969.JPG

OBRAS RARAS

Enfoque em obras relativas à Teologia e à Filosofia, tanto em língua portuguesa, quanto em latim. Além disso, a coleção possui a primeira edição dos Sermões do P. Antonio Vieira.

Livro.jpg

LIVROS

Coleção voltada à área de Humanidades com enfoque na historiografia acerca da Igreja Católica, da Companhia de Jesus e da Cidade de São Paulo. Esta historiografia abrange desde os clássicos aos trabalhos mais atuais.

DSC01996.JPG

MANUSCRITOS

Coleção composta de escritos jesuíticos desde o século XVI, como as cartas originais do P. José de Anchieta, datadas de 1556 e 1570. Outro destaque são os manuscritos do jesuíta italiano João Antonil, datados do século XVII.

Gravura Vieira_edited.jpg

FOLHETOS

Com grande variedade de assuntos, a coleção de folhetos abarca desde catálogos de artes, materiais sobre política do Brasil e folhetos raros de eventos históricos desde o final do século XIX.

DSC02019.JPG

JORNAIS

Coleção de publicações brasileiras composta de títulos e recortes avulsos, com destaque para as notícias de eventos realizados em comemoração ao Quarto Centenário da Cidade de São Paulo (1954) e manchetes acerca da campanha cívica para a reconstrução do Pateo do Collegio.

DSC02035.JPG

REVISTAS

Proeminência dos títulos publicados pela Companhia de Jesus e das publicações de instituições acadêmicas, como institutos históricos e arquivos públicos.

DSC02016.JPG

FOTOGRAFIAS

Amplo acervo fotográfico, principalmente no que condiz ao cotidiano do clero brasileiro, bem como fotografias dos processos de construção de obras jesuíticas, de eventos políticos, religiosos e sociais.

DSC02279.JPG

MATERIAIS ESPECIAIS

Objetos históricos, documentos relativos ao processo de canonização do Beato José de Anchieta – cujos originais encontram-se no Vaticano – além de livros cujas capas foram confeccionadas com canela preta (madeira quadricentenária encontrada durante a demolição do Palácio do Governo em 1953).