Série de concertos “Música no Pateo” faz uma viagem por tempos e estilos no mês de agosto
Da música tradicional japonesa ao barroco europeu, concertos que emocionaram o público

25 de ago. de 2025
A série de concertos Música no Pateo do complexo histórico, cultural e religioso Pateo do Collegio apresentou no mês de agosto uma verdadeira viagem por tempos e estilos musicais. A programação do mês começou com o concerto Rosas para Hiroshima, uma homenagem às vítimas de um dos episódios mais dramáticos e simbólicos da história contemporânea: o lançamento da bomba atômica em Hiroshima, no dia 06 de agosto de 1945. No espetáculo, o violonista Thiago Tavares e o flautista Shen Ribeiro, emocionaram o público com um repertório que evocou uma experiência musical sensível sobre a dor e a esperança: a abertura com a Ciaccona de Johann Sebastian Bach evocou uma profunda espiritualidade e complexidade técnica. Em seguida, o repertório se deslocou para o universo sonoro japonês com Kojo no tsuki, de Rentaro Taki, e Warabe Uta, de Isao Takahata, ambas peças que expressam, com delicadeza e lirismo, a memória, a infância e a nostalgia do Oriente.
O concerto apresentado na noite de 05 de agosto na antiga cripta do complexo jesuíta - no horário exato do lançamento da bomba em relação ao Japão - num dueto de violão clássico e flauta (incluindo peças apresentadas na milenar shakuhachi, a flauta tradicional japonesa) foi seguido da suíte Quatro Estações, do compositor Alexandre Guerra, trazendo uma leitura contemporânea e brasileira da sucessão cíclica da natureza, em que cada estação é interpretada com cores próprias, em diálogo com a tradição vivaldiana, mas com identidade própria. O programa foi encerrado com um bloco marcado pela emoção: Rosa de Hiroshima, poema de Vinicius de Moraes com forte carga pacifista, encontrou eco na canção de ninar japonesa Itsuki no komoriuta, evocando a fragilidade da vida, enquanto a Ave Maria de Bach/Gounod ofereceu um encerramento sereno e reverente.
Já no último sábado (23), foi a vez da música barroca ecoar pelas paredes no local de nascimento da cidade de São Paulo. O espetáculo Concertante – Ecos do Barroco, apresentado pelo conjunto Sonare Antigo na Igreja São José de Anchieta, convidou o público a mergulhar no universo vibrante da música instrumental do início do século XVIII, através de réplicas de instrumentos de época como cravo, teorba e cordas com tripa animal, valorizando a expressividade original do repertório e relevando a intensidade e o lirismo do barroco italiano.
O início do programa trouxe o Concerto Madrigalesco RV.129 em ré menor de Antonio Vivaldi, que evoca as práticas vocais da tradição madrigalesca e L’estro armonico, concerto para violino no. 9 em ré maior, também de Vivaldi, com sua expressividade para o violino que exerceu ampla influência no desenvolvimento do concerto solo europeu. Na sequência, o grupo apresentou a música de Tomaso Albinoni com a sua linguagem melódica refinada e clareza estrutural e Giuseppe Brescianello, combinando elegância formal com a expressividade típica da primeira metade do século XVIII.
O encerramento do programa voltou a trazer obras de Vivaldi: o concerto para violino no. 4 em lá menor La Stravaganza e o Concerto para Orquestra de Cordas e baixo contínuo RV.156 em sol menor, animaram a tarde com a intensidade dramática e o virtuosismo do gênio italiano.
E a programação da série Música no Pateo continua no mês de setembro: no dia 13 (sábado), às 15h, concerto do grupo Fukuda Cello Ensemble na Igreja São José de Anchieta e no dia 23 (terça-feira), às 20h, concerto solo da violonista italoamericana Marisa Sardo. Informações e ingressos no site: www.pateodocollegio.com.br/musica-no-pateo













