top of page

Pateo do Collegio participa da Virada Cultural 2025

O evento, que neste ano está em sua 20ª edição, contará com uma intensa programação no lugar de nascimento da cidade de São Paulo

Saia de praia

20 de mai. de 2025

O Pateo do Collegio – complexo histórico, cultural e religioso da Companhia de Jesus -, recebe nos próximos dias 24 e 25 de maio, a 20ª edição da Virada Cultural, um evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa de São Paulo.

 

Nesta edição, o local receberá 24h de chorinho, homenageando a cultura popular brasileira. Além disso, um concerto da Camerata Infantojuvenil da Escola Municipal de Música, resultado da parceria do Pateo do Collegio com a Fundação Theatro Municipal de São Paulo.

 

Integra a programação da Virada Cultural a tradicional missa da Igreja São José de Anchieta, presidida pelo Diretor da instituição, Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ e acompanhada pelo órgão de tubos e pela Schola Cantorum do Pateo do Collegio.

 

Além da programação musical, o local receberá na madrugada a instalação “PindorAlm”, uma projeção na emblemática fachada do edifício que entrelaça as raízes ancestrais dos povos originários com a inteligência artificial contemporânea, integrando grafismos indígenas e a natureza exuberante da Mata Atlântica.

 

Também o Museu Anchieta trará uma programação especial para o evento: além de abrir para visitação especialmente neste domingo (25), a equipe do Educativo promoverá uma oficina gratuita intitulada “Do Pateo ao palco: o teatro no coração de São Paulo”, abordando a história da Casa de Ópera de São Paulo (que foi fundada no mesmo local do atual Pateo do Collegio, em 1757) e algumas das peças mais importantes que foram encenadas no Pateo do longo da história.

 

Confira abaixo a programação completa:

 

24/05, sábado:

* 11H: Camerata Infantojuvenil na Igreja São José de Anchieta

* 18h: Chorinho, a partir das 18h


25/05, domingo:

* Instalação “PindorAlm” na fachada

* 10h: Missa com órgão e Schola Cantorum do Pateo do Collegio

* 14h: Ação educativa no Museu Anchieta “Do Pateo ao Palco: o Teatro no coração de São Paulo”. Participação mediante retirada de senha a partir das 13h.

 

SERVIÇO 

 

PATEO DO COLLEGIO 

Aberto de terça a sábado, das 9h às 16h45. 

Gratuito | Museu Anchieta, ingressos de R$5 a R$20 

Funcionamento para a Virada Cultural 2025: 24/05, das 9h às 16h45 | 25/05, das 9h às 18h

Pateo Jesuitas.png

Junte-se à nossa lista de e-mails

De terça a sábado, das 9h às 16h45.

Praça Pátio do Colégio, 02 - Centro Histórico de São Paulo

bottom of page