Nova exposição do Pateo do Collegio aborda o imaginário paulista através da publicidade e do jornalismo
“São Paulo: imaginários” traz a edição comemorativa do IV Centenário da Cidade de São Paulo (1954) do jornal “A Gazeta” aliada a textos contemporâneos para refletir a cidade nos dias atuais
15 de fev. de 2024
Em 1954, a cidade de São Paulo comemorava seu IV Centenário, um marco que repercute até os dias de hoje no imaginário coletivo da cidade e do estado. Esse evento, que celebrou os 400 anos de existência da metrópole, delineou uma narrativa poderosa sobre a identidade paulista, projetando-a tanto nacional quanto internacionalmente como uma cidade dinâmica, pulsante e cosmopolita.
Este ano, ao celebrarmos os 470 anos do Pateo do Collegio e da cidade de São Paulo, a exposição "São Paulo: Imaginários" emerge para relembrar e revisitar esse momento emblemático da história da cidade. Um momento oportuno para resgatar a memória do IV Centenário e refletir sobre o seu impacto duradouro na construção da identidade e na transformação urbana.
Para isso, a exposição traz a edição comemorativa do IV Centenário de São Paulo do jornal “A Gazeta”, de 25 de janeiro de 1954. Importante veículo de informação da São Paulo do século passado, o jornal “A Gazeta” marcou a época com a sua influência e cobertura jornalística abrangente e destacou-se como um dos principais periódicos da capital paulista. Na exposição, o jornal serve como um portal para o passado, oferecendo uma visão autêntica da imagem da cidade e da identidade paulista.
Contudo, a exposição não se limita a simplesmente reviver o passado. Ela também busca estabelecer conexões entre aquele momento histórico e o presente, convidando os visitantes a refletirem sobre a São Paulo de 1954 em comparação com a cidade na atualidade. Textos contemporâneos foram cuidadosamente incluídos para contextualizar o período histórico e incentivar uma reflexão crítica sobre a evolução da cidade ao longo das décadas.
Além de revisitar o IV Centenário, a exposição também destaca outro aspecto significativo desse período: o (re)nascimento do Pateo do Collegio. A reconstrução desse local emblemático, berço da cidade de São Paulo, não apenas simbolizou o renascimento de um marco histórico, mas também marcou o retorno dos jesuítas a esse território, reafirmando a importância do patrimônio cultural e religioso na identidade da cidade.
Uma jornada através do tempo, explorando as múltiplas camadas de significado e os complexos imaginários que cercam a cidade de São Paulo.
Realização: Pateo do Collegio
Apoio: Camada e Fundação Cásper Líbero
________
SERVIÇO
“São Paulo: imaginários”
Em cartaz no Museu Anchieta, Pateo do Collegio
De terça a sábado, das 9h às 16h45.
Praça Pátio do Colégio, 02 – Centro, São Paulo – SP
Ingressos de R$ 5 a R$ 20.