top of page

Igreja São José de Anchieta do Pateo do Collegio é destaque do programa “Conhecendo Igrejas”

Reportagem da TV Evangelizar aborda a história e a arquitetura do templo jesuítico em São Paulo

Saia de praia

29 de ago. de 2023

Foi ao ar no último domingo (27), uma edição do programa “Conhecendo Igrejas” inteiramente dedicada à Igreja São José de Anchieta, pertencente ao complexo histórico, cultural e religioso do Pateo do Collegio (São Paulo, SP). O programa é produção da Tv Evangelizar, de Curitiba (PR) e é apresentado pelo Pe. Anísio José. 


Com cerca de 30 minutos de duração, o programa versa sobre a história deste templo e detalhes da sua atual composição arquitetônica e litúrgica - projeto do artista sacro Claudio Pastro. O programa traz ainda uma entrevista com o Diretor do Pateo do Collegio, Pe. Carlos Alberto Contieri, SJ, que explica o sentido de cada elemento do projeto de Pastro e narra detalhes da reforma empreendida em 2009, que culminou na atual composição: “Claudio disse assim: nós temos que fazer aqui um ambiente onde as pessoas, entrando, se sintam rezadas”, testemunha Contieri. 


O programa aborda, ainda, o legado de São José de Anchieta, santo jesuíta e Apóstolo do Brasil, que exerceu parte de sua missão apostólica na capital paulista e é orago do templo. Quem traz os detalhes é a historiadora Larissa Maia Artoni, colaboradora do Pateo do Collegio. Confira, na íntegra, a reportagem especial através do canal da TV Evangelizar no YouTube ou através do link:



bottom of page