top of page
Banner YouTube - 2560x423.png

A construção do passado: documentação e pesquisa no berço de São Paulo

Ação educativa e oficina para a 22ª Semana Nacional dos Museus

O Pateo do Collegio participa da 22ª Semana Nacional dos Museus, uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre em todo o território nacional.

A Semana será realizada de 13 a 19 de maio e o tema desta edição é “Museus, Educação e Pesquisa”. Para esta edição, o Museu Anchieta do Pateo do Collegio oferecerá gratuitamente a ação educativa e oficina "A construção do passado: documentação e pesquisa no berço de São Paulo”.

A ação consiste em revisitar as discussões que levaram à reconstrução do antigo colégio jesuítico a partir de referências bibliográficas e documentais presentes no nosso acervo. Nesse sentido, busca-se demonstrar como a pesquisa histórica documental e iconográfica foi utilizada para elaboração de um projeto de reconstrução do conjunto arquitetônico que existiu no período colonial, e como as discussões políticas da época desse processo se inserem em um debate complexo no campo da História e Memória paulista.

Essa programação está integrada às atividades propostas pelas instituições integrantes do Núcleo de Instituições Culturais do Centro Histórico de São Paulo - NICHO, atualmente composto também por: Caixa Cultural São Paulo, Centro Cultural Banco do Brasil, Conselho de Arquitetura de Urbanismo de São Paulo, Fundação Theatro Municipal, Museu da bolsa do Brasil e Pateo do Collegio.

A CONSTRUÇÃO DO PASSADO: DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA NO BERÇO DE SÃO PAULO
18/05 (sábado), das 10 às 12h
Atividade gratuita. Inscrições no formulário abaixo
Praça Pátio do Colégio, 02 - Centro Histórico de São Paulo

INSCREVA-SE

Agradecemos a sua inscrição

bottom of page