Mboy comprida_+clara.tif

Descobrindo o Embu no Museu

O projeto sócio-educativo Descobrindo Embu no Museu foi criado em dezembro de 2007 com o objetivo de aproximar a comunidade local da história do município, por meio da realização de visitas ao Museu de Arte Sacra dos Jesuítas (MASJ). Acreditamos que a preservação do patrimônio cultural passa, necessariamente, pelo trabalho de conscientização da população a respeito de sua importância, fomentando o acesso e a sua apropriação de forma qualitativa. Desde sua criação, formamos 950 professores no Encontro Pedagógico de Formação (EPF) e atendemos 16.812 estudantes e educadores em visitas ao museu.

Por meio de um trabalho realizado junto às escolas, o projeto busca conscientizar a população da importância histórica do patrimônio formado pelo conjunto jesuítico Igreja de Nossa Senhora do Rosário e residência anexa para a compreensão não só da história local, mas da própria formação da região que hoje engloba as cidades de São Paulo, Itapecerica da Serra, Taboão da Serra, Cotia, Carapicuíba e Embu das Artes.

O projeto é calcado na formação de professores através do Encontro Pedagógico de Formação e no atendimento de seus alunos por meio de visitas educativas ao museu. O projeto é um dos vencedores da 5ª edição do Prêmio de Educação Museal Darcy Ribeiro – 2012 – Ibram/MinC.

Descubra mais sobre o projeto clicando aqui.