Acervo – Museu de Arte Sacra dos Jesuítas

O Museu de Arte Sacra dos Jesuítas é constituído por duas coleções: Igreja de Nossa Senhora do Rosário, reunidos ao longo de três séculos, e de objetos oriundos da Igreja de São Gonçalo Garcia – localizada no centro de São Paulo -, que a partir de 2005 passou a integrar o nosso acervo.

Em exposição há imagens sacras confeccionadas durante os séculos 17, 18 e 19, paramentos litúrgicos e objetos utilizados nas celebrações religiosas. Destaca-se o conjunto de imagens de roca e de vestir entalhadas em madeira, uma das principais coleções deste gênero no país. As imagens de vestir eram utilizadas para a recomposição de passagens bíblicas pelos religiosos durante o trabalho da catequese; por vezes não eram inteiramente esculpidas já que posteriormente seriam cobertas por vestimentas. Por sua vez, as imagens de roca eram utilizadas em procissões, por serem mais leves.

Durante a visita também é possível conhecer o belo Altar da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e a sua Sacristia, ambos decorados no início do século XVIII, este conjunto artístico é um dos mais relevantes para o estudo da Arte Paulista do período.

 

 


Compartilhe: