Festa N. S. do Rosário

A Festa de Nossa Senhora do Rosário é comemorada no dia 7 de outubro. Sua origem remonta a uma batalha travada entre turcos e cristãos ocorrida no dia 7 de outubro de 1571 na Grécia. Nesta data o Papa Pio V declarou que a vitória cristã fora possível graças à ajuda de Nossa Senhora do Rosário que os protegera. A festa litúrgica foi estabelecida pelo Papa Clemente XI, em 1716, para todo o mundo católico, após nova vitória cristã sobre os turcos. No Brasil, chega por influência de seus colonizadores, os portugueses, e difunde-se por toda população, tornando-se uma das principais festas da tradição popular.

A tradição da festa no município de Embu das Artes teve início com a Sra. Catarina Camacha que em 1624 doou as terras aos padres da Companhia de Jesus sob a condição de que todos os anos fosse realizada uma festa em sua homenagem. Quando a Igreja foi construída, por volta de 1690, o padre jesuíta Belchior de Pontes dedicou o local à devoção de Nossa Senhora do Rosário, e desde então é a padroeira da cidade.

Todos os anos, como uma forma de rememorar esta história, o Museu de Arte Sacra dos Jesuítas promove no mês de outubro atividades culturais em memória desta tradição.


Compartilhe: