Violões no Pateo

Exemple

Durante 4 Sábados, o Pateo do Collegio recebe músicos no jardim. Todas as apresentações são gratuitas!

(03/11) Jefferson Gonçalves

Iniciou os estudos em 2004 com o Violonista e Compositor Geraldo Ribeiro pelo “Conservatório Dramático e Musical Carlos Campos” em Tatuí – SP, os estudos foram interrompidos logo no segundo semestre. Retornou ao Conservatório em 2010 com a Prof. Márcia Braga onde concluiu Violão Clássico e estudou Performance com o Prof. Edson Lopes. Atualmente está concluindo o curso de Regência de Banda Sinfônica pelo Conservatório de Tatuí.

Em 2018 iniciou os estudos de Composição na EMESP “Escola de Música do Estado de São Paulo” além de Licenciatura em Música pela Universidade Metropolitana de Santos.

Seu repertório passa por todos os períodos e estilos, dentre os principais compositores estão John Dowland, J.S Bach, Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Ernesto Nazareth e Geraldo Ribeiro.

Tarrega Lágrima

Chopin Noturno 2 Op.9

Guinga Carta de Pedra

Ernesto Nazareth Coração que Sente

Bach Suíte 2 para Alaúde BWV997

Prelúdio

Sarabande

Gigue

(10/11) Alexandre Ribeiro

É apontado como o principal teorbista do pais, mestrando em performance, é bacharel em violão, licenciado e pós-graduado em educação musical. Teorbista de carreira internacional, apresenta-se frequentemente na Europa, EUA e America do sul. Iniciou os estudos musicais na década de 90, em 2007 passa a se dedicar as dedilhadas antigas. Bolsista em festivais na Alemanha, Inglaterra e Portugal, foi contemplado pelo ProAC, MINC e vencedor de concursos nacionais como CVSL. É professor de violão cujos alunos têm vencido as categorias de base dos principais concursos do país há mais de 6 anos. Produziu em 2015 o primeiro cd do grupo Novos Violões. Em 2017 apresenta sua transcrição da BWV 1007, bem como suas transcrições para o duo Scordatura Antiqua e estreia a peça Elegia a Bach na Bach Society Houston. É responsável pela prestigiada série “Dedilhadas na Sé” e criador da Associação brasileira de alaúdes.

Girolamo Kapsberger (ca. 1580 – 1651) Tocatta Arpeggiata

J.S. Bach (1685 – 1750) Suite BWV 1007

Bellerofonte Castaldi (1580 – 1649) Arpesca Gagliarda

Robert de isée (ca. 1655 – 1732/33) S i e e l enor

Eduardo Frigatti – Reliquiae

(17/11) Waldir Júnior

Waldir iniciou seus estudos com Egelson Lira, em 1998. Em 2004 ingressou no CEM Tom Jobim (antiga ULM) onde estudou violão com Everton Gloeden e Camilo Carrara, entre outros. Também estudou violão na escola Municipal de Música, com Paulo Porto Alegre.

Waldir Júnior é o único violonista até o momento a ter vencido o Concurso Nacional de Violão FITO nas categorias Popular (2014) e Clássico (2017), sendo também premiado no Concurso Nacional de Violão MUSICALIS (2º lugar, 2017). Em 2005 ficou em 2º Lugar no Festival de Música Popular do CEM Tom Jobim (Categoria solista Instrumental).

Participou de workshops e Master Class de músicos renomados como Wynton Marsalis, Spok, Carlos Malta, Moacir Santos, etc.

Waldir é técnico de som no Estúdio Faria & Friends, tendo se especializado em gravação de música de câmara e gravado vários dos principais violonistas brasileiros da atualidade.

É integrante do Trio Quintessência, ao lado de Aleh Ferreira (Bandolim) e Júlio Cerezo Ortiz (Cello). O trio já apresentou em importantes salas de concerto do brasil e do mundo.

Atualmente é estudante de Luthieria e também trabalha em seu disco de violão solo, com várias obras inéditas, inclusive algumas dedicadas a ele, que deverá ser lançado no primeiro semestre de 2019.

Ulisses Rocha Desatino

Marco Pereira Pixula

Jean Charnaux Prelúdio em Mi maior / Choro pro Helio

Agustin Barrios O Último Tremolo

Manuel Ponce Suite In A menor

Villa Preludios 1 e 2

Edu Lobo/Chico Buarque Beatriz

Radamés Gnattali Toccata em Ritmo de Samba Nº1

(01/12) Rodrigo Uchima

Rodrigo Uchima, violonista paulista, iniciou seus estudos de violão popular aos oito anos de idade, aos quatorze passou a estudar guitarra elétrica, voltando ao violão clássico aos dezenove anos; estudou com o compositor e violonista Paulo de Tarso Salles e posteriormente com Luciano Cesar Morais, além de ter participado de máster-class’s com os violonistas Gilson Antunes (Unicamp), Edelton Glöeden (ECA-USP), Giacomo Bartoloni (UNESP) Liat Cohen (Israel) Marco Tamayo(Cuba/Austria), Isabel Swivers(Argentina/ Austria), Luis Orlandini(Chile), Wladimir Carrasco (Chille). Tem se apresentado na cidade de São Paulo e nas cidades do entorno paulista como Guarulhos e São Bernardo.

Em 2009 gravou a peça Midnigth Valse do violonista e compositor Marcos Vinícius, gravação es a q e en ro para o CD “Playng Marcos inici s” lançado na E ropa e Asia. Graduou-se em música com habilitação em violão erudito na Universidade Cruzeiro do Sul em 2003.

Alonso Mudarra Pavana de Alexandre

John Dowland Fortune

Abel CArlevaro Prel dio 3 “Ca po”

1. Villa Lobos Prelúdio 2