40 anos da reinauguração do Pateo do Collegio

Exemple

“São Paulo é a única metrópole que não nasceu em torno de uma fortaleza ou de um porto ou à sombra de um palácio real: São Paulo nasceu e cresceu em torno de uma escola. Seu berço é um símbolo – o Pateo do Collegio”

Olavo Setúbal, prefeito de São Paulo, na festa de reinauguração do Pateo do Collegio em 01 de julho de 1979

 

Hoje comemoramos 40 anos da reinauguração do Pateo do Collegio!

O objetivo desta reconstrução foi que este sítio histórico preservasse seu significado enquanto espaço de memória das origens da cidade de São Paulo. A partir dessa reconstrução, pôde-se resgatar a função e o sentido deste lugar, seu aspecto religioso, cultural e histórico.

Hoje nosso complexo é constituído pela Igreja São José de Anchieta, pelo Museu Anchieta, pela Biblioteca Pe. Antonio Vieira e pelo Café do Pateo. Estes espaços respondem à nossa missão de democratização da cultura e de resgate da história da cidade de São Paulo e da ação da Companhia de Jesus nestes 470 anos de missão no Brasil.

Diariamente, recebemos um grande número de visitantes, grupos escolares, turistas nacionais e estrangeiros que têm a oportunidade de imersão neste universo tão rico e tão cheio de história.

Venha você também conhecer o Pateo do Collegio!

Aberto de terça à sexta-feira, das 09 às 16h45.

 

Imagem: à esquerda, P. Paulo Nacca, SJ e à direita P. Hélio Abranches Viotti, SJ. P. Viotti, jesuíta e historiador, foi o primeiro Diretor do Pateo do Collegio após a reinauguração e esteve à frente da construção do novo complexo. Fonte: Biblioteca Pe. Antonio Vieira | Pateo do Collegio


Compartilhe: